Voltando às origens, vamos falar um pouco de películas estrangeiras de qualidade.
Este filme dinamarquês ganhou muitos prêmios em 2012 e foi indicado a nada menos que o BAFTA de melhor filme este ano. Um absurdo eu ter assistido este filme somente este mês, mas eu realmente estava atrasado em alguns filmes.
O filme trata de um tema delicado e com esta mesma delicadeza apresenta os personagens e expõe seus relacionamentos. Acredito que, por este motivo, acabamos nos conectando ao personagem de uma maneira que sentimos sua angústia.
Lucas (Mads Mikkelson) é um professor de jardim de infância que tem sua índole posta à provação pela comunidade após uma das crianças declarar um abuso por sua parte, que no caso seria exposição das partes íntimas. No entanto, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de uma inocência muito bem representada pela pequena atriz mirim, foi acometida por uma delírio causado por uma paixão não correspondida pelo professor. Sua insinuação nada mais foi que uma forma de expressar sua raiva por Lucas. Mas o que para uma criança é apenas um comentário, para adultos é um comportamento bastante questionável. Isto somado ao senso de que "criança nunca mente", levou a comunidade a por-se contra o professor, que nada podia fazer a não ser negar e se defender como podia.
Além da impotência do personagem em provar sua inocência, já que era a palavra da menina contra a dele, o personagem de início já mostra indícios da sua fraca capacidade de reação: uma pela namorada que sempre tomava a iniciativa e outra pela ex-mulher com quem não tinha voz em discussões para ver seu filho adolescente.
Dadas as circunstâncias e o peso do tema, é completamente plausível o comportamento do personagem e a reação da comunidade ao seu redor. Mesmo que a par da situação real, o espectador pode se identificar com ambas as partes do filme, não havendo um motivo de crítica para dado comportamento.
O desfecho do filme chega a ser poético nas palavras dadas na formação de um novo caçador de cervos e sua cena seguinte.
Nada mais que a natureza humana. Ela assusta, mas você faz parte dela. Talvez seja esse um dos motivos pelos quais o filme te deixa tenso a todo momento: você poderia ser um no meio daqueles.
Cotação: 5 pratas e 1 ouro rsrsrsrs
IMDB: 8.2

Nenhum comentário:
Postar um comentário